A urbanização resulta fundamentalmente da transferência de pessoas do meio rural para o meio urbano. Assim, a idéia de urbanização está intimamente associada à concentração de muitas pessoas em um espaço restrito e na substituição das atividades primárias (agropecuária) por atividades secundárias (indústrias) e terciárias (serviços). Entretanto, por se tratar de um processo, costuma-se conceituar urbanização como sendo "o aumento da população urbana em relação à população rural", e nesse sentido só ocorre urbanização quando o percentual de aumento da população urbana é superior a da população rural.
Migração consiste no ato da população deslocar-se espacialmente, ou seja, pode se referir a troca de país, estado, região, município ou até de domicílio. As migrações podem ser desencadeadas por fatores religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais.
A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território. Tal deslocamento não provoca modificações no número total de habitantes de um país, porém, altera as regiões envolvidas nesse processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário