Conflitos Internacionais
● Todo conflito ou litígio internacional, é todo desacordo sobre certo ponto de direito ou de fato, toda contradição ou oposição de teses jurídicas ou de interesses entre dois estados.
● A desigualdade econômica e social entre países, regiões e indivíduos, acentuada pela globalização, é apontada por estudiosos como um fator que aumenta as tensões sociais, agravando o risco de conflitos. A luta é, em geral, pela autonomia ou independência.
● Os conflitos começaram, quando o mundo ficou divido em dois blocos: o capitalista e o comunista. Na disputa pela hegemonia mundial, começaram as guerras. No entanto, passados vários anos, as guerras continuam eclodindo. Nesse novo cenário, os EUA se estabelecem como a única superpotência política, econômica e militar. Hoje em dia, o terrorismo é visto como principal ameaça mundial.
Principais locais em conflito
● Oriente Médio:
Disputa por Jerusalém, denominada Terra Santa. Disputa: Israel x Palestina
Na Líbia, o povo luta pela renuncia de Muammar Kadafi.
No Egito, a queda de Hosno Mubarak é o evento de maior impacto no mundo árabe.
O Afeganistão também sofre com quedas econômicas.
● África:
Um dos principais motivos dos conflitos são as diferenças étnicas, além do baixo nível socioeconômico de muitos países e à instalação de governos ditatoriais.
● Estados Unidos:
Desde o atentado de 11 de setembro vivem em guerra com o Estado de Israel, principalmente Afeganistão, e o principal meio de conflitos são através de atentados terroristas.
● Irlanda:
Católicos e protestantes vivem em guerra por causa do separatismo (Irlanda do Norte e Sul).
Soluções
● Negociação direta entre os Estados ● Bons Oficios
● Conciliação
● Inquérito
Nenhum comentário:
Postar um comentário